La comédie musicale américaine (Hugh Fordin, 1975)

O livro do americano Hugh Fordin que li recentemente foi traduzido por Alain Masson para francês como La comédie musicale américaine (ed. Ramsay, 1987). Mas em rigor não é da comédia musical americana no seu todo que trata o livro. A edição original do livro ajuda-nos a estabelecer o seu âmbito. Foi originalmente publicado em 1975 como The World of Entertainment! Hollywood's Greatest Musicals, produced in Hollywood USA by the Freed unit. Alguns anos mais tarde foi reeditado como M-G-M's Greatest Musicals: The Arthur Freed Unit. 
Arthur Freed foi o maior produtor de musicais de sempre tendo criado Easter Parade, Singing in the Rain, An American in Paris ou Gigi sempre na MGM e com uma equipa que pouco mudava de filme para filme. M-G-M's Greatest Musicals não é uma biografia de Arthur Freed, antes dá conta da produção de cada um dos filmes produzidos por ele entre The Wizard of Oz (1939) até Light in the Piazza (1961). A sucessão de obras-primas é assombrosa e são raros os filmes que cairam no esquecimento. Desde que assumiu a produção de filmes na MGM, Freed foi contratando colaboradores de todas as áreas artísticas que garantiram uma elevada qualidade a todas as produções. O melhor do trabalho de atores como Judy Garland, Gene Kelly, Cyd Charisse, Fred Astaire ou Mickey Rooney foi produzido por Arthur Freed.
Hugh Fordin entrevistou, para além do próprio Freed, dezenas dos seus colaboradores, e teve acesso privilegiado aos arquivos pessoais do produtor e com isso fez um trabalho inestimável. Para os fãs das comédias musicais americanas, é um livro de leitura (ou consulta) obrigatória. Portugal 5/5